O Efeito Gravitacional do Facebook

FacebookO blog francês “Monday Note” publicou um artigo onde analisa as vantagens do Facebook para quem publica conteúdos online.

Segundo o autor Frédéric Filloux nos próximos 12 meses iremos assistir a uma mudança nos meios de comunicação, onde estes se dividirão entre aqueles de dominam o Facebook e os outros. Procura aumentar exponencialmente o tráfego do seu site? Estar no Facebook é fundamental. Os recentemente atingidos 500 milhões de fãs falam por si. Frédéric Filloux numera 6 pontos para fundamentar  a sua opinião:

  1. Ao contrário dos leitores de jornais online que gastam 30 minutos por mês, os utilizadores do Facebook despendem quase 6 horas na rede social. 10% do tempo online é gasto em redes sociais e 2/3 dos cibernautas visitam uma rede social pelo menos uma vez por mês. E com um crescimento de 30% ao ano.
  2. O Facebook faz as outras redes parecem ilustres desconhecidas: em tempo despendido esta rede é 6, 12 e 30 vezes maior do que o MySpace, Twitter e Linkedin, respectivamente.
  3. Dos 500 milhões de utilizadores, metade liga-se todos os dias durante aproximadamente 34 minutos.
  4. 30% liga-se a partir dispositivos móveis.
  5. Os cibernautas dos  EUA gastam mais tempo no Facebook do que no Google, Microsoft and Yahoo combinados.
  6. Os cibernautas americanos gastam 23% do seu tempo online nas redes sociais. Há um ano atrás a percentagem era de apenas 16%.

Números avassaladores certamente. Porém, há quem diga que estes indicadores são, ainda assim, redutores. Porquê? Por exemplo, fazer upload de fotos ou de vídeos consome mais tempo do que ler uma notícia no Google News. Mais dados:

    • O Facebook totaliza 68% das referências a sites (links em outros sites) nas redes sociais (Twitter 25%, Linkedin 4%). No geral, 99% de todas as referências a sites provêm de apenas 4 fornecedores de conteúdo: o YouTube, o Flickr, o Last.FM e o Vimeo.
    • As redes sociais são um óptimos íman de tráfego pois permite ao utilizador usar a sua conta para se registar junto de outros sites. O Facebook representa 46% dos registos a partir de redes sociais (Google 17%, Twitter 14%, Yahoo 13%, MySpace 7%, LinkedIn 2%).

Facebook Like Stamp

  • O botão “Gosto” introduzido no passado mês de Abril tem-se revelado um excelente potenciador de tráfego. Graças ao novo protocolo Open Graph, é possível gostar de praticamente qualquer coisa na Web. Pode ser uma notícia, um produto ou serviço, um evento ou até uma palavra. Segundo a Mashable, um grupo de 1500 bloggers americanos detectaram um aumento de tráfego na ordem dos 50% nos seus blogs desde que implementaram o botão “Like”. O botão “Gosto” já se encontra implementado em aproximadamente 350 mil sites e a aumentar rapidamente.
  • Em mercados amadurecidos (como é o caso dos EUA) os cibernautas recebem 75% das suas notícias através de recomendações nas redes sociais.

Ainda acha que as redes sociais é apenas para adolescentes com problemas de relacionamento?

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML Tags e atributos:
<a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>